domingo, 19 de março de 2017

Criaturas da Noite: Lobisomem

Oi morecos ❤❤❤
Hoje eu estou aqui mais uma vez com o Criaturas da Noite. Bom, como vocês devem ter visto, eu falei para vocês sobre os Vampiros na primeira edição desse quadro, então eu decidi trazer hoje para vocês, nada a mais e nada a menos, do que os seus inimigos mortais: Os Lobisomens!


Licantropia. Esse era o termo para nomear a raça dos Lycans, que são homens capazes de se transformarem em lobos.
Hoje em dia, esse termo é bastante utilizado na Psiquiatria, que nomeia uma doença psicológica em que um paciente realmente acredita ser um lobisomem.
Pouco se sabe sobre a origem da lenda desses seres, mas muitos acreditam que essa lenda surgiu alguns anos antes de Cristo, ainda na Grécia Antiga.
Uma dessas lendas, foi de que os gregos levavam estrangeiros para áreas mágicas e sobrenaturais, que eles acreditavam que transformavam seres humanos em lobos. Outra lenda grega muito famosa envolvendo lobos, foi a lenda de Liccão, rei de Arcádia, que serviu carne hunana ao deus grego Zeus, e como punição, foi transformado em um lobo pelo rei dos deuses.



Assim como a lenda dos Vampiros, a lenda dos lobisomens também sofreram influência do Cristianismo na Idade Média e se difundiu por toda a Europa. Porém, ficou mais famosa e difundida na França.
Segundo a lenda europeia, existia três maneiras de se transformar em um lobisomem: Ser amaldiçoado por um mago ou por uma bruxa, assim adquirindo sua forma lupina na primeira noite de Lua Cheia, sendo essa uma experiência traumática e extremamente dolorosa, mas se adaptaria facilmente as próximas transformações. A segunda transformação é ter a maldição passada geneticamente, caso seu pai também seja um lobisomem e a criança nascer do sexo masculino, e sua primeira transformação ocorrerá quando atingir a puberdade. E a terceira forma é ser mordido ou arranhado por um lobisomem.


Os lobisomens foram muito temidos na Antiguidade e na Idade Média, mas muitos também temem e acreditam que lobisomens realmente existem até hoje, e muitas pessoas já alegaram ter visto um lobisomem, tanto uma transformação quanto um ataque.
Existem diferentes métodos para se matar um lobisomem, sendo esses métodos para humanos e para outros lobos.
Para um humano matar um lobo, basta esse humano ferir o lobo com qualquer objeto feito com prata (Ex. Balas, lanças, espadas, manchados e etc.). O lobisomem ferido sofrerá dolorosas queimaduras no local da ferida e morrerá minutos depois. Esse método vale tanto para a forma humana quanto para a forma lupina.


Agora, para um lobo matar outro, esse lobo deverá atacar o outro e arrancar o seu coração com a boca. Dizem que o grito de dor e de agonia de um lobisomem a beira da morte, é extremamente perturbador e grotesco, deixando a pessoa que o ouviu perturbada pelo resto da vida.


E a famosa guerra entre Vampiros e Lobos? Esse conflito entre as duas raças existiu de o início de suas criações, ainda na Antiguidade. Dizem que essa guerra entre as duas raças começou pelas duas raças competirem na cadeia alimentar, pois ambas as expecies se alimentavam de humanos. Outras versões dizem que existia meio que uma "Divisão" entre os lobisomens, que existiam lobisomens bons e lobisomens maus. Esses "Lobisomens bons" tinham consciência de seus atos e muitas vezes chegavam até a proteger os humanos de lobisomens maus e vampiros. Os vampiros passarama adquirir ódio não só desses tipos de lobo, mas da raça inteira, e assim surgiu essa guerra, como foi mostrado na saga de filmes Anjos da Noite.
O tempo passou, e essa lenda chegou ao Brasil na época da Colonização, e passou também a fazer parte do folclore brasileiro, mas deixarei para falar disso em um quadro especial que postarei futuramente aqui no Blog.


Até hoje lobisomens são mundialmente famosos e são mostrados em diversos tipos de mídia (Ex. Wolf's Rain, Teen Wolf, Hemlock Grove, Anjos da Noite, Crepúsculo, The Vampire Diaries, Harry Potter e etc.)


E você? Acredita que esses seres podem realmente existir?


Até a próxima!
Bjs!
😘😘😘


Nenhum comentário:

Postar um comentário